Pare para pensar em todos os grandes líderes e empreendedores da humanidade. Todos eles foram pessoas que romperam com o senso comum e transcenderam a mentalidade vigente. Agora pense: o que seria deles se estes não tivessem seus feitos divulgados para todas as pessoas ao seu redor?
Agora pense de novo: Sua obra de vida está sendo divulgada? Sim, ela precisa ser divulgada para que as pessoas possam conhecer quem você é de fato, quais suas ideias e de que maneira você pensa em impactá-las.
Separei algumas estratégias e técnicas, que, quando bem aplicadas, vão fazer com que você atinja mais pessoas, fortalecendo sua marca. Veja agora algumas maneiras de impactar as pessoas através do marketing pessoal sem que elas te achem prepotente ou exibicionista:
1. Sua imagem é seu cartão de visitas:
Não que você tenha que ser um modelo, ou estar sempre com roupas caras. Mas manter uma imagem apresentável é fundamental! A impressão que uma pessoa mal vestida passa faz com que as pessoas não tenham confiança nela. Sempre leve isto em consideração! Todos os dias, ao sair de casa, se vista como a pessoa que você deseja se tornar, e não como a pessoa que você atualmente é. Esteja sempre de acordo com aquilo que você almeja de forma que, ao se olhar no espelho, você consiga inspirar confiança em si mesmo!
2. Liderança é fundamental
Uma pessoa só é bem vista profissionalmente se ela for capaz de liderar pessoas. Esta talvez seja a capacidade mais admirada: afinal, liderança está cada vez mais atrelada a inspirar as pessoas. E quem consegue inspirar pessoas acaba se tornando referência para elas. Por isso, trabalhar os aspectos que estão ligados a liderança é um fator fundamental para o marketing pessoal.
Liderar não tem a ver com cargos mais altos em uma empresa. Liderar é uma postura que você pode exercer diariamente. Você e seus colegas de setor perceberam algum problema em comum? Que tal iniciar uma conversa e se propor a pesquisar soluções? Invista seu tempo se relacionando com sua equipe e mostrando interesse pelo grupo e todos se lembrarão de forma positiva de você.
3. Resolver problemas
Nosso valor profissional é medido pela quantidade de problemas que conseguimos resolver. Se você faz o que todos fazem não pode esperar ser lembrado de maneira diferente! Uma pessoa que sabe resolver problemas acaba se destacando em qualquer lugar e com isso, sua marca fica mais evidente.
4. Entregue valor
Entender que tipo de valor as pessoas esperam de você é o ponto de partida para uma estratégia de marketing pessoal. Depois disso, estipular seus pontos fortes e entregar valor as pessoas que o cercam. É fundamental para seu marketing pessoal.
5. Seja proativo
Mostre que você é uma pessoa que está à frente das situações negativas que podem vir a ocorrer. Tente ser proativo e pensar, o tempo todo, em soluções e formas de melhorar os processos. Não espere o problema cair em cima de você, seja a pessoa que o descobriu e que já trouxe a solução!Com certeza isso irá impressionar as pessoas ao seu redor, e, especialmente, os seus gestores!
6. Seja visto
De nada adianta você ser um líder incrível, que resolve vários problemas com uma postura de vencedor e muita proatividade, se ninguém ficar sabendo disso! Apareça em lugares, vá a eventos relacionados à sua área de atuação, almoce com pessoas com os mesmos interesses que você, publique suas conquistas e promova a sua visibilidade!
Não fique se escondendo atrás do seu computador, apenas sendo uma pessoa muito eficiente e torcendo para que, algum dia, as pessoas passem a te notar.Isso não vai acontecer. É claro, não estamos te dizendo para assumir uma postura arrogante e egocêntrica, mas é importante saber se posicionar e valorizar seus feitos.
Também não se esqueça de estar no meio e participar das conversas, happy hours, palestras e todo tipo de lugar em que possa estar para aumentar ainda mais os seus contatos.
Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado!
7. Tenha um objetivo
Assim como toda boa estratégia de marketing, de nada adianta você trabalhar o seu marketing pessoal se, antes, não estiver estabelecido um objetivo bem claro a respeito de onde você quer chegar.
Quem você quer ser? Por que coisas você quer ser lembrado? Que pessoas você almeja conhecer? Qual patamar social você pretende atingir? A que tipo de profissional você quer ser relacionado? Trace suas metas a longo prazo e oriente suas ações de marketing pessoal de acordo com estes objetivos.
Portanto, saiba aquilo que você quer ser, pois este será o molde no qual você irá encaixar suas ações a partir de então.
8. Tenha “algo seu”
Sabe aquela coisa que algumas pessoas têm que marcam bastante a imagem delas?
Muitas pessoas possuem características pessoais, que podem ser relacionadas ao jeito de falar, se vestir ou mesmo algo muito específico que gosta de sempre fazer. Sua personalidade é muito importante e ela pode ser aquilo que falta para você se destacar.
Já pensou em dar um toque pessoal às suas apresentações? Ou utilizar algum detalhe na roupa relacionada ao seu seriado favorito?
Não seja uma peça que saiu do forno igual a todos os outros da sua empresa, da sua área ou da sua rede. Tenha aquele “toque” que farão as pessoas se lembrarem de você!
Talvez você já tenha reparado, que grande parte dos componentes do marketing pessoal podem ser trabalhados através de boas estratégias de conteúdo. Para isso estipular locais, maneiras e técnicas de como entregar conteúdo que vá te tornar referência é muito importante.
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